Novo Programa Preparatório para o Mestrado em Direito

Novo Programa Preparatório para o Mestrado em Direito
como ser um pesquisador mais produtivo

Dicas para ser um pesquisador mais produtivo

Ser um pesquisador mais produtivo significa fazer seu trabalho bem feito, sendo eficiente e capaz de observar prazos determinados. A fim de alcançar esses objetivos, é preciso ser capaz de trabalhar bastante e se dedicar. Afinal, você precisará estudar um tema por horas ao longo de semanas, meses ou mesmo anos. Um bom pesquisador, além disso, é capaz de sintetizar o conteúdo investigado em um texto conciso e objetivamente verificável.

Um pesquisador produtivo passa seu tempo de forma mais eficaz e eficiente. Serve, portanto, melhor a sua carreira, que pode ser construída de muitas formas. Independentemente do caminhos percorrido, contudo, uma coisa é certa. Sua trajetória certamente envolverá a publicação de pesquisas de alta qualidade, o que demandará uma produtividade elevada.
Apresentarei neste post cinco estratégias para auxiliar você a se tornar um pesquisador mais produtivo. E não deixe de conferir o final do texto! Lá, indico vários aplicativos para ajudar a implementar as estratégias ensinadas!

Siga esses 5 passos e seja um pesquisador mais produtivo

1. Tenha poucas metas, mas que sejam significativas

Ter muitos objetivos dividirá sua atenção em muitas direções. Por isso, estabeleça metas significativas e em número adequado. Como resultado de se dedicar a um número menor de metas, você concentrará sua atenção e energia de forma mais eficaz. Consequentemente, liberará sua mente para outras tarefas. E adicionará muita motivação a seu cotidiano.

Ao se concentrar em poucos objetivos significativos, você não será sobrecarregado com tarefas pelas quais não se sente apaixonado. Essa motivação extra agregará mais valor ao seu trabalho e aumentará o quanto você pode produzir.

Um bom exemplo disso é usar sua lista de projetos potenciais como cronograma. Trabalhe em seus primeiros quatro objetivos até que você conclua esse projeto. E então trabalhe no próximo grupo de metas até que você termine também esse projeto. Isso manterá um caminho claro para que sua meta seja dividida em objetivos claros, e irá forçá-lo a priorizar efetivamente suas atividades.

Faça mais em menos tempo executando primeiro o que é mais importante, e menos de todo o resto. Logo que você começar a aplicar essas estratégias, perceberá até que é possível liberar um pouco do seu tempo para outras coisas, como eventos sociais ou projetos divertidos.

2. Comece o mais rápido possível

Quanto mais tempo você demorará para fazer alguma coisa, mais tempo levará para começar. Ao começar o mais rápido possível, você se permitirá focar nos objetivos que são importantes e não se distrair com coisas menores em sua lista de objetivos. Você também usará seu tempo de forma mais eficiente e eficaz, completando tarefas imediatamente.

Faça uma lista das coisas que precisam ser feitas em seu projeto de pesquisa ou relatório. Primeiramente, decida qual deles deve ser o mais importante e qual o de menor prioridade. O que é menos importante pode esperar. Você deve terminar primeiro as tarefas prioritárias. Mas qualquer tarefa em sua lista de prioridades é importante. Por isso, busque realizá-las rapidamente.

3. Estabeleça um cronograma e se atenha a ele

Além disso, você perderá o foco e a motivação facilmente sem um cronograma. Porque você não está seguindo um plano, sua mente vai vagar em outras coisas e se desviar mais do que é importante em sua vida.

Um cronograma também pode ser a bússola que ajudará você a se concentrar em suas metas principais. Para criar seu cronograma, você pode começar definindo um horário para se dedicar a essas metas em determinadas horas do dia ou em certos dias da semana. Como resultado, distrações não tomarão conta de sua agenda. Pelo contrário, sua agenda permitirá que você se concentre no que é mais importante.

4. Estabeleça prazos

Prazos são importantes. Prazos colocam foco e estresse na tarefa que é mais importante. Eles motivam você a começar a trabalhar no que você quer fazer, ao invés de perder tempo em outras coisas. Por isso, se você pretende ser um pesquisador mais produtivo, tenha um objetivo claro com prazo determinado. Além disso, ajudará a identificar áreas onde você pode estar procrastinando.

Como resultado, você verá grandes melhoras na produtividade quanto ao resto de sua vida. Estabeleça prazos para trabalho, pesquisa, leitura, escrita e projetos pessoais. Isso ajudará a gerenciar suas prioridades e seu tempo de forma mais eficaz. Além disso, ajudará a evitar procrastinação desnecessária.

Ao definir um prazo razoável para seus projetos mais importantes, você poderá ajustar outras tarefas importantes ao redor deles. Isso possibilitará que você faça muito mais, com muito menos tempo.

5. Libere uma quantidade suficiente de tempo livre por dia para você!

Todo mundo tem diferentes quantidades de tempo livre. Mas nem todo mundo tem consciência do quanto dispõe para si mesmo. É importante ter certeza de que você tem tempo suficiente para relaxar e fazer o que quiser.

Muitos pensam que devem passar todo o tempo livre para concluir o trabalho. Mas também é importante ter tempo para o lazer. Por isso, relaxar, jogar videogames, ler livros sem relação com sua pesquisa e se envolver em outras atividades lhe dará mais tempo livre. Descansar periodicamente evitará fadiga mental.

Como pesquisador, você terá muitos projetos e atividades diferentes para cuidar todos os dias. Manter-se ocupado com essas atividades de modo produtivo é importante para garantir que você tenha algum tempo livre durante todos os dias. Assim, será possível relaxar e fazer o que você gosta.

Ter uma quantidade adequada de tempo livre por dia também evitará o burnout. E permitirá que você se concentre em um trabalho de boa qualidade sem se distrair com outras tarefas.

Eu prometi apenas cinco estratégias? Seguem mais uma dica “por conta da casa”!

6. Dividir grandes tarefas em uma série de atividades menores

Ao dividir uma grande tarefa em uma série de subtarefas menores, você será capaz de gerenciar o projeto de forma mais eficaz. Mais do que isso, evitará ficar mentalmente sobrecarregado. Divida o projeto em sub-projetos e você poderá ser mais produtivo.

Quando essas etapas menores forem concluídas, elas ajudarão você a passar para o próximo passo no processo. Você também será capaz de se manter motivado. Ao trabalhar em cada etapa individual, terá feedback imediato sobre o que está acontecendo a cada momento durante o seu trabalho.

Alguns aplicativos para melhorar sua produtividade

Delegue sua organização de pesquisa para o Notion

O Notion é a maneira mais rápida e fácil de gerenciar suas tarefas e notas. Com a flexibilidade do Notion, você poderá transformá-lo em uma ferramenta que funciona para você, em vez de contra você. Você podera gerenciar rapidamente muitas tarefas, projetos, eventos e notas. Ele irá ajudá-lo a ser produtivo, tendo uma lista clara e organizada de suas prioridades. Ademais, ajudará você a manter o foco nas tarefas mais importantes.

O Notion é uma ótima maneira de os pesquisadores se manterem organizados com suas tarefas. Ele pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo. Por isso, se você está sempre fazendo malabarismo com seu trabalho entre diferentes computadores, é uma escolha perfeita.

Ele também foi projetado a partir de pesquisas sobre como mente humana funciona. Por isso, é eficiente para auxiliar seus usuários a gerenciar e priorizar suas tarefas com base nos resultados que precisam alcançar.

Você pode mover suas pesquisas para itens de sua biblioteca do Notion, interligando bases de dados diferentes conforme sua necessidade. Desse modo, você poderá organizar toda a sua pesquisa em um único lugar e compartilhar essas informações com outras pessoas. Como resultado, todos com quem você trabalha estarão na mesma página nos projetos comuns.

Use um bom aplicativo de gerenciamento de referências bibliográficas para organizar suas leituras

Para ser um pesquisador mais produtivo, é preciso acompanhar as últimas pesquisas acadêmicas. Assim, a leitura de livros e artigos é fundamental. Felizmente, existem muitos aplicativos de gerenciamento de referências bibliográficas.Eles podem ajudá-lo a realizar essa tarefa, organizando toda a base de dados que você coletou ao longo dos anos. Nada de ficar adicionando PDFs a pastas de arquivo desorganizadas!

Você precisa organizar sua própria leitura em um sistema organizado, de modo que você tenha à mão toda a literatura necessária para analisar as informações coletadas. Você também tem que manter uma biblioteca organizada. Com isso, terá um sistema fácil para referir todos os livros e artigos pesquisados. Portanto, é crucial que você organize sua leitura para referência posterior.

Os vários aplicativos de gerenciamento de referência tem ótimas funcionalidades, sendo que a maioria proporciona a capacidade de:

  • organizar todas as suas leituras em um só lugar e poder acompanhar quais artigos são novos ou antigos;
  • gerar automaticamente citação bibliográfica completa para todos os seus trabalhos;
  • encontrar rapidamente artigos em que você está interessado;
  • permitir que você exporte facilmente seus dados bibliográficos para planilhas de computadores ou outros formatos;
  • permitir que outras pessoas adicionem ou editem facilmente citações e referências de seus trabalhos;
  • ser acessível de qualquer lugar e ter bons recursos de pesquisa; e
  • fazer anotações e anotações nas páginas que você está lendo.

Entre os melhores aplicativos de gerente de referência bibliográfica para pesquisa estão os seguintes:

Mendeley

Um dos recursos que fazem de Mendeley um ótimo aplicativo de pesquisa é a pesquisa inteligente. Este recurso permite que você classifique automaticamente seus resultados com base no que está procurando. Em outras palavras, é uma ótima maneira de encontrar artigos e recursos que lhe interessam! Consequentemente, você poderá economizar muito tempo ao procurar boas fontes de pesquisa.

Você também tem a opção de organizar sua pesquisa por chave de citação ou palavra-chave, de modo que tudo será tão rápido quanto clicar em diferentes tópicos e encontrar conteúdo interessante. A barra de pesquisa também é útil nesse sentido, caso você não tenha certeza de quais palavras-chave ou termos seriam apropriados para qual assunto.

Mendeley tem suporte a markdown, para que você possa escrever tudo na página e, em seguida, exportá-lo como um documento para enviar para seus colegas ou para processamento posterior.

Outra característica deste app é a capacidade de gerar citações bibliográficas completas para todos os seus trabalhos e citar suas fontes a partir daí. Todas as referências serão carregadas como PDFs, e você será capaz de acompanhar onde as encontrou.

Zotero

O Zotero é um gerente de citação que pode ajudá-lo a ler, organizar e criar bibliografias. Uma das razões pelas quais este aplicativo pode valer a pena é a capacidade de gerar automaticamente citações completas para todas as suas referências, o que vai poupar muito tempo quando chegar a esta parte.

Além disso, o Zotero permite exportar seu banco de dados de pesquisa como PDFs e enviá-los para lá para referência futura. Tanto quanto o Mendeley, o Zotero também possui um incrível banco de dados com mais de 1 milhão de referências que estão disponíveis para uso no aplicativo. Você poderá facilmente fazer anotações nas páginas que você está lendo ou anotar algumas partes não relacionadas com o que você está lendo também. Ele também é acessível de qualquer lugar e tem recursos de pesquisa muito avançados para encontrar artigos, permitindo encontrar facilmente as referências que mais importam para você.

Papers da ReadCube (que eu uso)

ReadCube Papers é um excelente recurso para leitura e publicação acadêmica, por fornecer um conjunto de ferramentas poderosas para leitores, escritores e editores. Com o ReadCube Papers, você pode facilmente organizar sua própria biblioteca de livros e artigos, que podem ser facilmente sincronizados com seu smartphone e/ou tablet. Você também pode organizá-los em pastas e até mesmo criar pastas inteligentes onde você pode organizar artigos de acordo com seus próprios critérios definidos, como tags, ano de publicação, autores, projetos etc.

Uma das coisas mais interessantes deste app é a capacidade de colaborar na leitura e pesquisa de artigos com colegas. Também é possível ter suas referências automaticamente classificadas em agrupamentos, o que pode tornar muito mais fácil para você concluir sua pesquisa com sucesso. O ReadCube tem recursos para edição, anotando com notas em páginas que você está lendo ou alterando o layout de entradas de citação como melhor se aplica a você; também permite a sincronização com os principais dispositivos móveis ou através do protocolo WebDAV para que você possa acessar seus dados em qualquer lugar do mundo.

Citavi

O Citavi é um gerente de referência focado principalmente nas humanidades. Ele permite que você gerencie, pesquise e compartilhe seu conteúdo sem ter que criar uma lista separada de referências para cada papel ou relatório que você está escrevendo. Em princípio, é um ótimo aplicativo para todos os tipos de escritores acadêmicos que querem encontrar fontes e organizar suas próprias referências. Ademais, este aplicativo também possui uma função de exportação de citação que permite criar citações baseadas em diferentes estilos, como APA, MLA etc.

É diferente dos outros aplicativos no sentido de que foi concebido como um organizador de pesquisa completo. Você pode até inserir as citações e notas de sua leitura dentro de uma seção de um artigo que você está escrevendo, e elas exportam todas elas para o Word.

Mendeley

O produto é simples, mas poderoso. É gratuito para um determinado número de referências bibliográficas. E oferece um app desktop para Windows e Mac OS X. No entanto, a característica mais importante do Mendeley Desktop é sua capacidade de gerar automaticamente citações completas para todos os seus artigos, artigos etc.

Mendeley tem uma ferramenta de pesquisa que facilita encontrar as fontes certas para o seu tópico. Você também pode exportar todos os seus dados de pesquisa como PDFs e enviá-los no site, se necessário. Mendeley também permite que você edite seus trabalhos adicionando notas às páginas que você está lendo ou alterando o layout das entradas de citação, pois melhor se aplica a você.

Reflexões finais

Ser um pesquisador mais produtivo é uma tarefa difícil. No entanto, seu trabalho pode se tornar mais fácil se você usar uma combinação de algumas estratégias comportamentais e aplicativos que podem impulsionar sua organização e produção. Com as ferramentas certas, você será capaz de fazer mais em menos tempo.

Agora que você já sabe de algumas das melhores estratégias e aplicativos para pesquisador que conheço, compartilhe conosco suas dicas e sugestões!

Descubra como ser aprovado no mestrado em direito... mesmo que você não tenha experiência de pesquisa

Receba um e-book gratuito e tenha acesso a nosso melhor conteúdo.





Descubra como ser aprovado no mestrado em direito... mesmo que você não tenha experiência de pesquisa

Receba um e-book gratuito e tenha acesso a nosso melhor conteúdo.





Rolar para cima