Como ser aprovado no Mestrado em Direito

como ser aprovado no mestrado em direito
como ser aprovado no mestrado em direito

Compartilhe!

Como ser aprovado no Mestrado em Direito

Se eu pudesse dar uma dica de como ser aprovado no mestrado em direito, seria a seguinte. Você precisa definir claramente seu problema de pesquisa e do marco teórico.

O projeto de pesquisa é o elemento mais importante do processo seletivo. Nessa etapa, o mais importante é ter uma ideia bastante clara do problema de pesquisa e do marco teórico.

Muitas pessoas se surpreendem com essa observação. Pensam que o primeiro passo é definir o tema de pesquisa.

O tema, na verdade, é produto de uma definição precisa do problema. Portanto, procure primeiro o problema de pesquisa. Ele é a questão a ser respondida em sua dissertação. Mas como identificar um bom problema de pesquisa? Esteja sempre atento às notícias e às melhores publicações acadêmicas da área de seu interesse. Além disso, se interesse por questões do cotidiano, de sua atuação profissional e da jurisprudência.

O problema de pesquisa deflui de um ciclo natural de pesquisa

Essas são fontes importantes de informação e que podem inspirar a seleção de um bom problema de pesquisa. Nesse sentido, investigue também dissertações e teses da linha de pesquisa de seu interesse na Universidade onde você deseja cursar seu mestrado.

Elas darão boas pistas a respeito dos temas de interesse do programa de pós-graduação. Ademais, também trazem informação sobre autores que compõem o marco teórico adotado nas pesquisas da instituição.

Enxergue a definição do problema de pesquisa como o fruto natural de um ciclo de pesquisa. Ele é composto por leituras e perguntas que surgem dos livros e artigos lidos. Além disso, também os autores e perspectivas teóricas que buscam responder essas perguntas o integram.

No início, a maioria dos pesquisadores tem apenas um pouco mais do que um interesse bem abrangente. Portanto, não possuem mais do que um conhecimento raso a respeito de uma determinada área. Com as leituras, torna-se possível reduzir os temas de interesse pouco a pouco. Como resultado, surgem as questões de pesquisa, que tornam mais fácil delimitar o problema central de seu projeto.

Quanto mais você ler a respeito de assuntos que te interessam, mais perguntas surgirão. Também emergirão possibilidades de diálogo entre um texto e outro. Além disso, a leitura possibilita a identificação dos autores e obras mais relevantes de seu marco teórico. Por outro lado, as leituras também possibilitam identificar o programa de pós-graduação mais receptivo a sua proposta de pesquisa. Procurando pelas teses e dissertações disponíveis, por exemplo, no portal Capes, você conseguirá identificar a linha geral de abordagem de um programa. E saberá, por exemplo, se o seu tema de pesquisa e seu marco teórico podem ser acomodado aos interesses de uma instituição específica.

Estudar os editais é fundamental para ser aprovado no mestrado em direito

Uma segunda estratégia é conhecer bem os editais. Neles, você vai descobrir inúmeras informações fundamentais sobre o programa de pós-graduação. As linhas de pesquisa, por exemplo, estão disponíveis no edital. Além disso, o edital dispõe sobre cada etapa do certame.

Não é comum haver muitas mudanças entre um edital e outro. Por isso, vale a pena ler editais dos anos anteriores para identificar o perfil do programa.

Contato com estudantes e professores dos Programas de Pós-Graduação escolhidos

Além disso, é importante ter contato com professores e alunos do programa de pós-graduação stricto sensu de seu interesse. Eles podem oferecer um ponto de vista bem interessante a respeito dos desafios do processo seletivo.

Procurar provas antigas do exame

Conhecer as provas é um ponto fundamental para seu sucesso.

Nesse sentido, vale a pena procurar as provas antigas na secretaria da faculdade ou com professores e alunos do programa de pós-graduação. Tenho certeza de que muitos deles estarão dispostos a te auxiliar.

Buscar aprender a escrita acadêmica

Melhorar a escrita acadêmica é fundamental.

Aprenda a escrever bem seguindo bons modelos. Também vale a pena estudar a ABNT para aplicá–a adequadamente. Procure também desenvolver uma escrita mais pausada e progressiva, sem saltos argumentativos.

Para aprender mais sobre essas dicas e descobrir como ser aprovado no mestrado em direito, confira o vídeo abaixo!

Faça parte de nossa comunidade Acadêmica!

Cadastre-se e receba dicas e estratégias para seu futuro acadêmico.

Faça parte de nossa comunidade Acadêmica!

Cadastre-se e receba dicas e estratégias para seu futuro acadêmico.

Mais estratégias para seu futuro acadêmico...

Rolar para cima

Descubra seu caminho para ingressar no Mestrado em Direito

Baixe seu e-book gratuito hoje, aprenda estratégias essenciais para a aprovação e seja parte da melhor comunidade acadêmica do país!

e-book