O Editor Hemingway: Uma boa alternativa para revisar textos acadêmicos?

Hemingway App
Hemingway App

Compartilhe!

O Editor Hemingway: Uma boa alternativa para revisar textos acadêmicos?

O Editor Hemingway é único. Existem todos os tipos de aplicativos de redação por aí, e cada um tem uma abordagem diferente. Diante de todas as opções disponíveis, fica difícil escolher.

Entre elas, o Hemingway se destaca pela capacidade de fazer até bons escritores melhorarem sua redação. Trata-se de aplicativo que utiliza o estilo de escrita icônico de Ernest Hemingway para oferecer sugestões práticas de mudança em seu texto.

Mas ele funciona? E mais importante, você deve usar este aplicativo? Vamos detalhar e ver exatamente o que este software de escrita de livros oferece aos escritores, para que você possa tomar essa decisão por si só.

Já adianto minha opinião. Para professores e pesquisadores que desejam uma boa alternativa para escrever textos acadêmicos, o Hemingway app é uma ferramenta excelente.

Por que Ernest Hemingway?

Ernest Hemingway é um dos escritores mais famosos do mundo. Considerado um dos maiores escritores de todos os tempos, seus escritos estão cheios de honestidade e emoção. Suas frases são ricas em imagens que revelam a profundidade das suas reflexões sobre o homem, a natureza e as relações humanas.

Os contos típicos de Hemingway são escritos em prosa simples, direta e sem adornos. Anteriormente a Hemingway, os escritores norte-americanos escreviam textos rebuscados, repletos de adjetivos e advérbios. As frases eram confusas e repletas de vírgulas e dois pontos, inspiradas na complexa literatura britânica de então. 

E então veio Hemingway. Seu estilo direto de escrita se tornou paradigmático para as gerações futuras. Tal influência pode ser percebida na literatura contemporânea de praticamente qualquer idioma. 

E seu espírito pode ser percebido na crítica ácida de Hemmingway a Faulkner, que bem representava o modelo de redação superado:

Pobre Faulkner. Ele realmente acha que grandes emoções vêm de grandes palavras? Ele acha que eu não sei as palavras de dez dólares. Eu as conheço bem. Mas há palavras mais antigas, mais simples e melhores, e essas são as que eu uso.

Nota minha: a referência a “palavras de dez dólares” diz respeito a palavras consideradas “valiosas”, rebuscadas e complexas. Vale lembrar que US$ 10, na época (meados do século XX), era bastante dinheiro.

Assim, o Editor Hemingway promete um estilo de escrita similar ao do autor.  

O que faz o Hemingway Editor?

Todo mundo quer um estilo de escrita claro e conciso, mas encontrar tempo para aperfeiçoá-lo pode ser uma tarefa assustadora. E se houvesse uma ferramenta que pudesse ajudá-lo com isso?

O Editor Hemingway é uma ótima opção para quem quer melhorar sua habilidade de escrita.

Melhor ainda: você pode utilizá-lo online de graça. Se quiser salvar os textos produzidos nele, é preciso pagar pelo uso como aplicativo em seu computador. Mas não se preocupe: com um único pagamento de US$ 19.99, você tem acesso vitalício.

Mas como o Hemingway funciona?

O aplicativo identifica problemas como frases longas, excesso de advérbios e uso excessivo da voz passiva. O usuário consegue entender rapidamente os problemas de seu texto, já que o app destaca cada questão utilizando um esquema básico de cores.

Conheça o código de cores do aplicativo

  • Destaques vermelhos indicam uma frase extremamente longa e complexa. Tente reduzi-la para deixar seu texto mais legível.
  • Os destaques amarelos denotam frases medianamente complexas. Vale a mesma dica dos destaques em vermelho.
  • Os destaques azuis significam que foi identificado um advérbio ou adjetivo. Os melhores textos utilizam pouco essas classes gramaticais. Utilize-as com moderação.
  • Os destaques roxos mostram que foi encontrada uma palavra complexa que pode ser substituída por uma mais simples. Eventualmente, o próprio app sugere a substituição.
  • Os destaques verdes são para voz passiva. Dê preferência à voz ativa para um texto mais direto e de melhor compreensão.

Evidentemente, um bom texto deve ser escrito com equilíbrio. Ter um texto cheio de frases longas e complexas, ou com muitos advérbios, significa uma escrita desnecessariamente complicada para o leitor. Mas, evidentemente, no caminho da redação final você deve encontrar equilíbrio.

 Às vezes, uma frase precisa ser longa. Embora não seja recomendável em textos acadêmicos, às vezes precisamos usar um adjetivo ou um advérbio para expressar adequadamente a intenção pretendida.

O app é muito útil para identificar os problemas para você, conscientemente, decidir se é o caso de aceitar a sugestão. Lembre-se sempre de que o Hemmingway sugere correções, mas cabe a você decidir o melhor modo de expressar suas ideias.

O principal benefício do uso do app no processo de criação e produção de textos acadêmicos

Um dos erros mais comuns que os estudantes cometem é escrever de forma complicada demais. Usam frases longas demais, com palavras complexas e rebuscadas. Textos assim não acrescentam muito ao que você está tentando dizer.

Além disso, quanto mais longa for a frase ou parágrafo, menos interessante será. Seus leitores ficarão entediados. Possivelmente abandonarão seu texto em prol de textos melhor escritos.

E essa é a grande vantagem de usar o Editor Hemingway.

Ele facilita todo o processo de redação, deixando seus leitores impressionados com sua capacidade de escrever textos legíveis e coesos. Com frases curtas e palavras um pouco mais simples, seu leitor permanecerá interessado em seu texto.

Como utilizar o Hemingway Editor?

Hemingway Editor é uma boa alternativa para escrever textos de maneira clara e concisa? A verdade é que a app tem muitas ferramentas úteis para ajudar a entender a gramática, a ortografia, a ponte entre estilo e informação, entre outros aspectos da escrita.

Para iniciar a utilização do Hemingway Editor, acesse https://hemingwayapp.com.

O app é simples como sua proposta de redação.

Basicamente, é uma tela de edição em branco, onde você poderá escrever seu texto (ou copiar e colar de outro aplicativo, como o Word). 

Existem dois modos de utilização do app. No primeiro, Write, você está livre para escrever seu texto em uma tela vazia, sem distrações. Aproveite para “soltar a imaginação” e redigir o que está em sua mente.

O editor é bem simples e contém poucas funções estilísticas, como negritar, sublinhar, incluir indicadores de capítulos e seções, com as headlines H1, H2 e H3. Bem simples mesmo. O objetivo é deixar você focado na escrita.

No segundo modo, Edit, o app critica sua redação com base nos códigos de cores  mencionados. É aqui que Hemingway mostra a sua mágica, indicando sugestões e apontando os erros comuns que identifica.

Boas práticas de utilização do Hemingway Editor

Embora seja fácil de utilizar, acredito que seguir um roteiro adequado pode ajudá-lo a tirar o melhor da ferramenta.

Por utilizar o Word para escrever a primeira versão dos meus textos acadêmicos, faço todo o meu trabalho lá. Afinal, o Word é um editor rico e me permite incluir notas de rodapés e usar outros recursos, prefiro criar o primeiro rascunho do texto nele. Mas, claro, você pode usar o editor de sua preferência.

Só tome cuidado para não escrever sua primeira versão do texto na versão online do Hemingway porque seu texto não será salvo. Se você usar a versão para desktop, seus textos podem ser salvos como projetos. Como é um app relativamente barato e a licença é vitalícia, acho que é um bom-custo benefício para quem pode pagar.

Depois que escrevi minha primeira versão do texto, copio tudo e colo no Hemingway. Como o texto não foi revisado ainda, é natural que o programa indique muitas correções. 

E então, aproveito as sugestões e conduzo uma análise crítica delas. Assim, posso verificar onde o app foi inflexível demais, examinando os trechos indicados como complexos para avaliar se estão passando ao leitor exatamente o que desejo, com a linguagem adequada para a compreensão.

Também aproveito essa oportunidade para verificar as indicações de linguagem passiva, bem como o uso de advérbios e adjetivos. Nem sempre aceito as sugestões, mas é inegável que o texto final fica bem mais “limpo” do que as versões originais.

Conclusão: o Hemingway é um bom app para revisar seu texto?

Sim, o Hemingway Editor é muito bom!

Esse editor oferece estilo simples e leves anotações sobre cada ponto da composição do texto, facilitando a produção.

As principais características do programa são a legibilidade e a facilidade de uso, oferecendo ferramentas para ajudar na construção do texto, como a escrita automática.

Além de ser gratuito (com limitações), o Hemingway Editor é muito confiável, oferecendo ao usuário a possibilidade de acompanhar a sua produção em tempo real. Então, se você está escrevendo textos acadêmicos, vale ao menos testar o app para decidir se será útil para você.

Tags: gramática, dicas, inglês, documento, interface, inglês, ajuda, conteúdo, artiggo, arquivos, exemplo, corretor, dúvida

Faça parte de nossa comunidade Acadêmica!

Cadastre-se e receba dicas e estratégias para seu futuro acadêmico.

Faça parte de nossa comunidade Acadêmica!

Cadastre-se e receba dicas e estratégias para seu futuro acadêmico.

Mais estratégias para seu futuro acadêmico...

Rolar para cima

Descubra seu caminho para ingressar no Mestrado em Direito

Baixe seu e-book gratuito hoje, aprenda estratégias essenciais para a aprovação e seja parte da melhor comunidade acadêmica do país!

e-book