fbpx
Dr. Fábio Portela

Pelo Dr. Fábio Portela

Como ser aprovado no processo seletivo do Mestrado em Direito da UnB

Seu objetivo é ser aprovado e ingressar no Mestrado em Direito da UnB. Naturalmente, você quer que isso aconteça o mais rapidamente possível. E isso te leva a duas escolhas:

  1. Ou você se arrisca sozinho, “às cegas”, e busca desenvolver todas as competências necessárias para ser aprovado, ou
  2. Depois de muitos dias de frustração por não saber exatamente o que fazer, procura por um amigo que já tenha sido aprovado para saber como se preparar.

A segunda opção parece interessante. Mas você sabe que talvez nem todos os aspectos do processo seletivo sejam abordados por seu amigo.

Independentemente da opção escolhida, você pode se preparar melhor. Afinal, qualquer das alternativas te deixa no mesmo lugar em que estava.

Nenhuma delas oferece a você a certeza de estar no caminho certo para ser aprovado.

Você continua inseguro, por saber que ainda precisa desenvolver competências específicas. Com efeito, ser aprovado exige muitas habilidades:

  • redigir um projeto de mestrado adequado metodologicamente;
  • apresentar uma proposta de pesquisa convincente para a banca examinadora;
  • ser capaz de redigir um texto acadêmico com o “jeitão” de um artigo científico;
  • tornar-se mais visível perante a comunidade acadêmica;
  • desenvolver atividades acadêmicas para ter um currículo lattes excelente; e
  • apresentar uma exposição envolvente na entrevista…

Mas você não sabe como desenvolver tantas competências em tempo hábil para o processo seletivo.

Felizmente, há uma solução: o Programa de Mentoria Coletiva para o Mestrado em Direito.

O segredo para se tornar o candidato desejado pela banca examinadora

Poucas pessoas estão prontas para serem admitidas em um bom programa de mestrado.

É fácil culpar o fato de que você não tem um grande currículo ou não sabe como escrever um projeto de pesquisa.

Também parece tentador tentar se justificar dizendo que não cursou a graduação em uma faculdade de ponta.

Mas a verdade é que as pessoas estão perdendo essa experiência por não aproveitarem os recursos que já possuem.

A chave para ser admitido em um bom programa de Mestrado em Direito é ter um plano adequado. E esse plano deve potencializar seus próprios talentos em prol da aprovação.

Se você acredita não ter muito tempo para se preparar adequadamente, te proponho um convite. Continue a ler para conhecer meu programa de mentoria acadêmica para o mestrado em direito da UnB.

Eu já estive no lugar em que você se encontra.

Antes de prosseguir, quero me apresentar adequadamente. Afinal, por que você deveria confiar em mim?

Por um simples motivo: já estive exatamente onde você está hoje.

Meu nome é Fábio Portela e sou Doutor em Direito pela Universidade de Brasília. Fui pesquisador visitante na Harvard Law School em 2013/14, onde desenvolvi parte da pesquisa doutoral. Também conduzi pesquisa de pós-doutorado na European-Universität Flensburg (Alemanha). Lá, publiquei recentemente minha tese de doutorado.

Mas essa jornada não começou de modo tão bem sucedido.

Já na graduação, eu tinha interesses acadêmicos claros. Gostava de ler e pesquisar. Além disso, gostava de me envolver com grupos de pesquisa da faculdade de direito. Gostava de escrever e até já tinha artigos publicados na revista da faculdade. Assim, cursar um mestrado parecia o passo natural.

Mas… minha primeira tentativa foi um completo fracasso.

Reprovei na segunda fase do exame – a análise do projeto de pesquisa.

Mas persisti. Refleti sobre os motivos de meu insucesso.

Conversei com candidatos aprovados para descobrir porque alcançaram a aprovação. Perguntei aos professores os motivos da deficiência de minha proposta de pesquisa. Estudei bastante metodologia científica – além, claro, de ler as obras necessárias para elaborar um novo projeto de pesquisa.

E cheguei, finalmente, à conclusão de que o projeto tinha uma proposta interessante. Contudo, era inadequado para o perfil da instituição.

Além disso, eu falhara miseravelmente em um ponto que ninguém mencionava explicitamente.

Eu não tinha a menor ideia de como REALMENTE funciona um processo seletivo para o Mestrado em Direito.

Pensei que seria um bom candidato apenas por ter um bom projeto de pesquisa. Acreditei que bastaria seguir a estrutura recomendada pelos manuais de metodologia científica. E julguei que seria o suficiente para ser aprovado.

Mas não foi.

Ser aprovado em um bom programa de mestrado exige mais. É preciso ter uma estratégia adequada, levando as características da instituição.

Quando compreendi esse simples fato, fui aprovado em primeiro lugar no Mestrado em Direito da UnB.

Percebi que não adianta nada ter apenas um bom projeto, com um tema interessante e bem escrito. Se você não sabe exatamente que ideias, autores e temas atraem o interesse da banca examinadora, a reprovação é provável.

Na primeira tentativa, reprovei justamente por não compreender o que o processo seletivo realmente esperava de mim.

Não adianta apenas conhecer muito das principais obras acadêmicas. Saber profundamente as principais teorias jurídicas atuais é insuficiente. Se você não sabe que obras ler e citar para atrair a atenção da banca examinadora, fracassará. E não basta referir apenas as obras divulgadas no edital!

Mas, se você adotar a estratégia correta para enfrentar a seleção de Mestrado, a chance de sucesso aumentará substancialmente.

Foi exatamente o que ocorreu comigo. Depois de compreender exatamente o que se esperava de mim no processo seletivo, pude desenvolver minha estratégia e ser aprovado.

 

E você também pode ser aprovado no Mestrado em Direito de uma excelente instituição. Basta desenvolver a estratégia correta.

Conheça o Método PENCER: a estratégia para sua aprovação

Mas como desenvolver uma boa estratégia?

Depois de ser aprovado, reelaborei meu aprendizado no processo. Consolidei tudo em um programa de mentoria para auxiliar outras pessoas.

O programa condensa as estratégias que aprendi para ser bem sucedido. E prepara você para qualquer processo seletivo.

O nome dessa metodologia estratégica é método PENCER.

Ele te prepara para cada exame específico do processo seletivo. Ao final, você terá tudo o que precisa para superar provas escritas, a redação do projeto de pesquisa, ampliar sua rede de networking acadêmico e melhorar gradualmente seu currículo lattes

O método é baseado em 5 elementos chave, que praticamente acabam com os problemas de quem pretende ingressar em um bom programa de Mestrado:

P. Projeto de Pesquisa Estratégico

Ser aprovado não exige apenas um bom projeto de pesquisa. É preciso ter um projeto perfeitamente adequado às diretrizes do programa de pesquisa desejado.

Além disso, o projeto de pesquisa precisa ser redigido com uma linguagem específica. Sua qualidade acadêmica precisa ser imediatamente reconhecida pelos professores.

Desde o título, cada elemento do projeto precisa ser elaborado para se destacar. O tema e o problema de pesquisa escolhidos devem ser de interesse acadêmico da banca. A justificativa deve mostrar claramente porque o projeto é relevante. As referências bibliográficas devem estar em sintonia com a linha de pesquisa do programa.

O Método PENCER foi pensado para que você possa elaborar seu projeto com essas características.

E. Exames do processo seletivo abordados estrategicamente

Não basta estudar “como um louco” para cada uma das provas. É importante compreendê-las dentro do contexto acadêmico do programa de pós-graduação.

Somente assim, você poderá elaborar as respostas que a banca realmente gostaria de ler e ouvir.

Seja nas provas de conteúdo, seja na prova oral, o método PENCER prepara você para preparar suas respostas. Você aprenderá exatamente como se preparar para cumprir as expectativas da banca examinadora.

N. Networking Acadêmico progressivo

Para ser aprovado, não basta ter conteúdo. Influência conta. E muito! Ser reconhecido pela banca pode ser fundamental para decidir seu sucesso ou fracasso no exame.

Por isso, o método PENCER foi pensado para que você desenvolva uma teia de relações sociais. Ela ampliará, progressivamente, sua influência acadêmica na instituição.

Você saberá exatamente como conhecer professores e ser reconhecido como um bom candidato. Seguindo as estratégias de networking acadêmico, você saberá exatamente o que precisa fazer para ampliar sua influência.

C. Currículo Lattes turbinado

Um Currículo Lattes de excelência é fundamental para seu sucesso.

Talvez hoje você tenha receio de participar do processo seletivo por pensar que seu currículo é insuficiente. Mas é possível mudar rapidamente esse cenário.

Com o **** planejamento e execução de atividades simples, seu Curriculo Lattes rapidamente terá qualidade invejável. E você será um candidato desejado pela banca examinadora.

E. Estudo eficiente da bibliografia adequada ao processo seletivo

Ter apenas conhecimento da literatura que te interessa não é suficiente. É preciso conhecer e citar, também, os textos fundamentais da linha de pesquisa.

O Método PENCER ensina você dirigir a leitura dos textos o mais eficientemente possível. Assim, você não perde tempo precioso com a leitura de obras desnecessárias para o objetivo desejado: ingressar no mestrado.

R. Redação Acadêmica

Não basta ter uma redação “certinha”, que obedece as regras gramaticais.

Você também precisa saber escrever de modo convincente. Com início, meio e fim, desenvolvendo seu argumento de modo claro e consistente.

Essa habilidade é fundamental tanto para o projeto de pesquisa quanto para as provas de conteúdo.

 

O método PENCER ensina a fazer isso.

Prepare-se com o Programa de Mentoria em Grupo PENCER para ingresso no Mestrado em Direito da UnB

Se você deseja ingressar no Programa de Mestrado da UnB, tenho uma boa notícia.

Adaptei o método PENCER para o processo seletivo da instituição.

Ensinarei tudo o que você precisa aprender para desenvolver as competências para ser aprovado.

O programa é baseado em encontros virtuais (Plataforma Zoom), com aulas e sessões de mentoria.

Nas aulas, apresentarei as estratégias, ensinando do ponto de vista teórico tudo o que você precisa fazer para se preparar. Ao final de cada aula, os alunos poderão tirar eventuais dúvidas.

Nas sessões de mentoria, o conteúdo será ajustado à situação particular de cada mentorando.

Ah! Antes que eu me esqueça: algumas pessoas me perguntam se eu redijo o projeto de pesquisa. Evidentemente, a resposta é um sonoro NÃO.

Segue o cronograma do programa de mentoria em grupo:

1º Encontro (Aula): 10/08/2021 20:00-22:00

Temas abordados:

  • Apresentação do programa e da metodologia de trabalho.
  • O edital de Mestrado da UnB. Particularidades em relação a editais de outras instituições.
  • O funcionamento do processo seletivo. Elementos estratégicos relevantes para a aprovação. Como se adaptar.
  • Como escolher um bom tema de pesquisa. Critérios de escolha. Adequação de interesses pessoais à linha de pesquisa escolhida.
  • A preparação para a pesquisa preliminar. Apresentação de aplicativos e sites úteis.
  • Como selecionar a bibliografia de estudo inicial.

2º Encontro (Aula e Mentoria): 24/08/2021 20:00-22:00

Temas abordados na Aula

  • Estratégias de aprimoramento do Currículo Lattes.
  • Atividades simples que poderão”turbinar” seu currículo.
  • Como publicar um artigo científico. Explicação do sistema Qualis de classificação de periódicos e artigos científicos.
  • Networking acadêmico. Técnicas e estratégias para melhorar sua visibilidade acadêmica.

Propósito da Sessão de Mentoria:

  • Discutir com os mentorandos o tema de pesquisa de cada um.
  • Verificar a compatibilidade entre o tema e a linha de pesquisa.
  • Planejamento da pesquisa para a redação do projeto.
  • Planejamento das atividades para melhoramento do Currículo Lattes.

3º Encontro (Aula e Mentoria): 07/09/2021 20:00-22:00

Temas abordados na aula:

  • Seleção de livros e artigos científicos para a elaboração do projeto de pesquisa. Critérios técnicos e estratégicos.
  • Como fazer pesquisa acadêmica na Internet. Detalhamento de sites úteis para a pesquisa. Utilização de bases de dados.
  • Aplicativos úteis para encontrar, organizar e citar referências bibliográficas.
  • A estrutura do projeto de pesquisa.

Propósito da Sessão de Mentoria:

  • Avaliação sobre implementação de técnicas de networking e melhoramento do Currículo Lattes.
  • Planejamento inicial do projeto de pesquisa.
  • Discussão pragmática de como conduzir a pesquisa acadêmica em bases de dados.
  • Discussão pragmática sobre a utilização do aplicativo Mendeley.

4º Encontro (Aula e Mentoria): 14/09/2021 20:00-22:00

Temas abordados na aula:

  • Definição do problema de pesquisa. Consolidação e delimitação do tema de pesquisa.
  • A definição do marco teórico. Diferenciação entre revisão de literatura e marco teórico.

Propósito da Sessão de Mentoria:

  • Definição final do tema do projeto de pesquisa de cada mentorando.
  • Discussão inicial sobre o marco teórico.

5º Encontro (Aula e Mentoria): 21/09/2021 20:00-22:00

Temas abordados na aula:

  • Apresentação de hipóteses e objetivos da pesquisa.
  • A metodologia na pesquisa jurídica. Relação entre marco teórico e metodologia. A função do método. Métodos dogmático-normativos, filosóficos, históricos, sociológicos e antropológicos.
  • Estruturação da metodologia de coleta e análise de dados.

Propósito da Sessão de Mentoria:

  • Responder a dúvidas sobre problema e marco teórico.
  • Discussão inicial a respeito de hipóteses e objetivos da pesquisa.
  • Discussão inicial sobre a metodologia a ser utilizada no projeto de cada mentorando.

6º Encontro (Aula e Mentoria): 28/09/2021 20:00-22:00

Temas abordados na aula:

  • Como redigir a justificativa da pesquisa.
  • Técnicas para apresentar seus argumentos de modo convincente. Erros comuns na redação jurídica. Como evitar o plágio acadêmico. O uso adequado de citações e notas de rodapé.
  • Apresentação de hipóteses e objetivos da pesquisa.

Propósito da Sessão de Mentoria:

  • Avaliação sobre implementação de técnicas de networking e melhoramento do Currículo Lattes.
  • Definição final do problema de pesquisa e do marco teórico.
  • Responder a dúvidas sobre a definição de metodologia, hipóteses e objetivos nas pesquisas de cada mentorando.
  • Discussão inicial sobre a justificativa de cada projeto de pesquisa.

7º Encontro (Mentoria): 12/10/2021 20:00-22:00

Propósito:

  • Definição final da metodologia, hipóteses e objetivos de cada projeto de pesquisa.
  • Ajustes na justificativa dos projetos.

Prazo: apresentação da primeira versão dos projetos de pesquisa.

8º Encontro (Mentoria): 12/10/2021 20:00-22:00

Propósito:

  • Definição final da justificativa.
  • Discussão sobre a versão inicial de cada projeto de pesquisa.
  • Ajustes na justificativa dos projetos.

9º Encontro (Mentoria): 19/10/2021 20:00-22:00

Propósito:

  • Ajustes nos rascunhos dos projetos de pesquisa.

Revisão individual de cada projeto: após esta sessão, os alunos se comunicarão comigo ****individualmente. Discutiremos, caso a caso, a redação final do projeto de pesquisa.

10º Encontro (Aula e Mentoria): a definir

Se houver prova de conteúdo, a data do encontro será definida conforme cronograma do edital, na semana anterior à prova. O conteúdo programático será ajustado aos termos do edital.

11º Encontro (Aula e Mentoria): a definir

A data do encontro será definida conforme o cronograma do edital quanto às datas das entrevistas.

Temas abordados na aula:

  • Como se preparar para a entrevista.
  • O estudo do conteúdo para a apresentação na prova oral.
  • Questões comuns no exame.
  • Erros frequentes a serem evitados.

Propósito da Sessão de Mentoria

Serão definidas datas específicas individualmente com cada aluno.

  • Ensaio da apresentação.
  • Avaliação individual do ensaio, com indicação de pontos de melhoria para o exame.

E aí, gostou?

Mas não é só isso…

Você receberá ainda os seguintes bônus:

  • os projetos de pesquisa com que fui aprovado em primeiro lugar no Mestrado e no Doutorado em Direito da UnB, no valor de pelo menos R$ 2.000,00;
  • a grupo exclusivo para os alunos no Facebook e no Whatsapp. Teremos um espaço livre para conversarmos sobre todos os aspectos envolvidos no processo seletivo.

Quanto vale aumentar substancialmente suas chances de aprovação no processo seletivo de Mestrado em Direito da FD/UnB?

Tudo isso vale pelo menos R$ 10.000,00…

Mas desejo oferecer a todos a oportunidade de ingressar no Mestrado em Direito na UnB. E, por isso, defini o preço de apenas R$ 3.999,00 (em 10x sem juros) para quem se matricular no programa!

Matricule-se agora no Programa de Mentoria em Grupo PENCER para ingresso no Mestrado em Direito da UnB

Não demore!

Em razão das características do programa de mentoria,  o tamanho de cada turma deve ser pequeno. Somente assim posso assegurar que você terá atenção personalizada de que necessita.

Por essa razão, selecionarei apenas alguns mentorandos realmente interessados em se preparar adequadamente para o processo seletivo…

Esta oferta está disponível apenas para quem se matricular até 1º de agosto de 2021. Depois disso, caso ainda reste alguma vaga, o valor do investimento aumentará para R$ 4.999,00.

Você deve agir agora se quiser ter acesso ao preço promocional.

Lembre-se – o conhecimento disponível no Programa Preparatório equivale a centenas de horas de estudo e preparação. Matricule-se hoje e aumente suas chances de aprovação.

Palestra ministrada na Illinois University Law School
Scroll to Top
Rolar para cima

Descubra seu caminho para ingressar no Mestrado em Direito

Baixe seu e-book gratuito hoje, aprenda estratégias essenciais para a aprovação e seja parte da melhor comunidade acadêmica do país!

e-book