Logo_NOVA_PENCER

Tenho uma ótima notícia! Estão abertas as vagas para a Turma de Mentoria (1/2023) para o Mestrado e Doutorado em Direito.

DOMINE O PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO

É difícil ser admitido no programa de mestrado ou doutorado de uma universidade de ponta.

Sendo um mentor por mais de quatro anos, tenho visto muitos grandes candidatos em potencial falharem por não entenderem a natureza dos programas de pós-graduação. Eles enfrentaram o processo de admissão apenas estudando muito para os exames. Mas aprenderam com o amargor da reprovação que isso não é o suficiente.

Você precisa desenvolver muitas habilidades, incluindo a capacidade de escrever uma boa proposta de pesquisa, comunicar bem seus objetivos acadêmicos, estudar e gerenciar seu tempo. Você deve desenvolver as habilidades de estudar, sintetizar informações e a defender sua pesquisa, tornando-se capaz de convencer uma banca examinadora.

Muitos alunos pensam que já sabem fazer essas coisas porque estudaram bem e foram bem sucedidos até aqui. Mas isso não é suficiente. Você precisa dominar todo o processo seletivo. E, depois de aprovado, deverá ter a capacidade de concluir seu mestrado/doutorado com sucesso.

COMO FUNCIONA ESSE PROGRAMA DE
MENTORIA ACADÊMICA?

Este programa de mentoria contém tudo o que você precisa para o seu desenvolvimento acadêmico. Chega de se arriscar sozinho, “às cegas”, sem saber exatamente o que fazer para ser aprovado no processo seletivo do mestrado ou do doutorado!

O programa é baseado em sessões online de mentoria (Plataforma Zoom), onde discutiremos, passo a passo, tudo o que você precisa saber para ter chances de sucesso em sua candidatura. 

Nas sessões, você vai desenvolver diversas habilidades acadêmicas, de modo a se preparar adequadamente. Nelas, apresentarei o conteúdo e serão atribuídas tarefas que, pouco a pouco, ajudarão em seu desenvolvimento. Também teremos a oportunidade de conversar sobre a situação particular de cada mentorando.

Além disso, como parte do programa de mentoria, seu projeto de pesquisa será revisado progressivamente. Você o elaborará aos poucos e obterá o feedback. E também teremos sessões específicas para preparar você para a entrevista.

Disponibilizo o acesso a uma plataforma personalizada de mentoria, onde você também poderá assistir a aulas complementares, ter acesso a uma variedade de documentos de apoio, sites e aplicativos indicados para impulsionar seu desenvolvimento acadêmico. Não se preocupe: nas sessões, ensinarei exatamente como você poderá utilizar essas ferramentas.

O programa de mentoria tem por objetivo preparar você para ser aprovado nos melhores programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) do país, mesmo que você nunca tenha conduzido pesquisa acadêmica ou esteja afastado da faculdade há anos. 

COMO O PROGRAMA DE MENTORIA AUMENTARÁ SUAS CHANCES DE APROVAÇÃO NO MESTRADO EM DIREITO

O Método PENCER, utilizado no Programa de Mentoria,  é o meio mais prático, rápido e eficiente para se preparar para o Mestrado e Doutorado. Além das sessões, você terá acesso disponível a meu Programa Preparatório para o Mestrado em Direito, que contém mais de 70 aulas e cobre elementos poderosos e fundamentais para a sua aprovação.

Para ser admitido, você deve não apenas escrever uma ótima proposta de pesquisa, mas uma que possa genuinamente atrair a atenção do comitê de avaliação. Ela precisa ser bem escrita, mas você também necessita ter muito mais. 

Com o Programa de Mentoria, você vai aprender a:

   Elaborar um projeto de pesquisa consistente e convincente, revisado por um pesquisador experiente;

  Citar artigos e livros bem considerados pelo programa de pós-graduação;

  Apresentar um tema interessante que não tenha sido esgotado pela literatura existente;

  Mostrar como sua pesquisa se encaixa na tradição do programa;

  Construir uma metodologia adequada aos olhos da banca examinadora;

  Selecionar bibliografia pertinente para estudo;

  Melhorar a sua visibilidade perante a comunidade acadêmica;

  Incrementar seu currículo Lattes com atividades realmente relevantes;

  Antecipar perguntas da prova oral e se destacar com segurança em sua exposição …e muito mais!

CRONOGRAMA DE SESSÕES

O cronograma abaixo é sugestivo. Conforme o rendimento dos alunos, mais sessões poderão ser combinadas com a turma.

1ª Sessão: 24/11/2022 20:00 – 22:00

Apresentação do programa e da metodologia de trabalho. Como ler o edital de Mestrado/Doutorado. Particularidades usuais nas instituições. O funcionamento do processo seletivo. Elementos estratégicos relevantes para a aprovação. Como escolher um bom tema de pesquisa. Critérios de escolha. Adequação de interesses pessoais à linha de pesquisa escolhida. A preparação para a pesquisa preliminar. Apresentação de aplicativos e sites úteis. Como selecionar a bibliografia de estudo inicial.

2ª Sessão: 8/12/2022 20:00-22:00

Discussão de estratégias de aprimoramento do Currículo Lattes. Recomendação de atividades simples que poderão”turbinar” seu currículo. Networking acadêmico. Técnicas e estratégias para melhorar sua visibilidade acadêmica. Discutir com os mentorandos o tema de pesquisa de cada um. Verificar a compatibilidade entre o tema e a linha de pesquisa. Planejamento da pesquisa para a redação do projeto. Planejamento das atividades para melhoramento do Currículo Lattes.

3ª Sessão: 26/01/2023 20:00-22:00

Seleção de livros e artigos científicos para a elaboração do projeto de pesquisa. Critérios técnicos e estratégicos. Como fazer pesquisa acadêmica na Internet. Detalhamento de sites úteis para a pesquisa. Utilização de bases de dados. Aplicativos úteis para encontrar, organizar e citar referências bibliográficas. A estrutura do projeto de pesquisa. Discussão pragmática de como conduzir a pesquisa acadêmica em bases de dados. Discussão pragmática sobre a utilização dos aplicativos Mendeley e Papers.

4ª Sessão: 09/02/2023 20:00-22:00

Definição do problema de pesquisa. Consolidação e delimitação do tema de pesquisa. A definição do marco teórico. Diferenciação entre revisão de literatura e marco teórico. Definição final do tema do projeto de pesquisa de cada mentorando. Discussão inicial sobre o marco teórico.

5ª Sessão: 23/02/2023 20:00-22:00

Apresentação de hipóteses e objetivos da pesquisa. A metodologia na pesquisa jurídica. Relação entre marco teórico e metodologia. A função do método. Métodos dogmático-normativos, filosóficos, históricos, sociológicos e antropológicos. Estruturação da metodologia de coleta e análise de dados. Discussão inicial a respeito de hipóteses e objetivos da pesquisa. Discussão inicial sobre a metodologia a ser utilizada no projeto de cada mentorando.

 

6ª Sessão:: 09/03/2023 20:00-22:00

Como redigir a justificativa da pesquisa. Técnicas para apresentar seus argumentos de modo convincente. Erros comuns na redação jurídica. Como evitar o plágio acadêmico. O uso adequado de citações e notas de rodapé. Apresentação de hipóteses e objetivos da pesquisa. Avaliação sobre implementação de técnicas de networking e melhoramento do Currículo Lattes. Definição final do problema de pesquisa e do marco teórico. Avaliação da definição de metodologia, hipóteses e objetivos nas pesquisas de cada mentorando. Discussão inicial sobre a justificativa de cada projeto de pesquisa.

 

7ª Sessão: 23/03/2023 20:00-22:00

Definição final da metodologia, hipóteses e objetivos de cada projeto de pesquisa. Ajustes na justificativa dos projetos. Apresentação da primeira versão dos projetos de pesquisa.

 

8ª Sessão: 06/04/2023 20:00-22:00

Definição final da justificativa. Discussão sobre a versão inicial de cada projeto de pesquisa. Ajustes na justificativa dos projetos.

9ª Sessão: 20/04/2023 20:00-22:00

Ajustes nos rascunhos dos projetos de pesquisa. Revisão individual de cada projeto: após esta sessão, os alunos se comunicarão comigo individualmente. Discutiremos, caso a caso, a redação final do projeto de pesquisa.

 

10ª Sessão: a definir com cada aluno

A data do encontro será definida individualmente, conforme o cronograma dos editais quanto às datas das entrevistas. Temas abordados na aula: Como se preparar para a entrevista. O estudo do conteúdo para a apresentação na prova oral. Questões comuns no exame. Erros frequentes a serem evitados.

CleanShot-2022-04-27-at-21.26.42@2x-1

MAIS QUE UM ORIENTADOR.
UM MENTOR ACADÊMICO.

Meu nome é Fábio Portela e sou o criador do Método PENCER. Já estive na mesma situação que você: era um advogado que pretendia ingressar no Mestrado em Direito, mas não sabia como me preparar adequadamente. Na minha primeira tentativa, reprovei. E aprendi uma dura lição: eu precisaria descobrir como desenvolver as competências necessárias para entregar o que os examinadores procuravam nos melhores candidatos. 

Passei a ler muitos livros e artigos sobre metodologia científica e comportamento acadêmico, conversei muito com professores e pesquisadores aprovados em diversos processos seletivos. Ao final, desenvolvi uma metodologia própria de preparo para a aprovação no Mestrado em Direito.

E então, usei todo esse conhecimento para ser aprovado no Mestrado e em todos os processos seletivos acadêmicos posteriores.

UM POUCO MAIS SOBRE MIM...

Nos anos seguintes, ingressei em primeiro lugar no Mestrado em Direito (2005) e em Filosofia (2009), além do Doutorado em Direito (2012) na Universidade de Brasília. Também participei, com sucesso, do processo seletivo de Visiting Researcher na Harvard Law School, onde concluí parte da pesquisa do doutorado (2013/14) e, posteriormente, realizei pesquisa pós-doutoral na Europa-Universität Flensburg (2019).

Nesse processo, desenvolvi estratégias e técnicas que, progressivamente, me levaram a desenvolver as competências necessárias a participar com grande probabilidade de aprovação no Mestrado em Direito.

Confira aqui meu currículo Lattes.

MAIS QUE UM ORIENTADOR.
UM MENTOR ACADÊMICO.

10 Sessões de Mentoria Coletiva

Você descobrirá tudo o que necessita para ser aprovado e, a cada sessão, desenvolverá as habilidades que precisa para ser aprovado.

Apoio na Redação do Projeto de Pesquisa

Você vai redigir, a partir das sessões, um projeto perfeitamente adequado às diretrizes do programa de pesquisa desejado.

Revisão do Projeto de Pesquisa

Seu projeto será revisado por um mentor acadêmico com grande experiência em processos seletivos.

Treinamento para a Entrevista

Além das sessões de mentoria, vamos agendar uma sessão exclusiva com cada mentorando para treinamento individualizado para a entrevista!

Acesso ao Programa Preparatório para o Mestrado em Direito

Como parte do programa de mentoria, você também terá acesso ao curso preparatório para o Mestrado em Direito

Comunidade Acadêmica

O programa de mentoria também disponibiliza grupo exclusivo no Whatsapp para que possamos conversar sobre eventuais questões, tirar dúvidas e acompanhar o progresso de todos os mentorandos.

Matrículas abertas até 24 de novembro de 2022
Investimento: R$ 4.999,99 (em até 12 x!)

Vagas limitadas. 

O MÉTODO PENCER JÁ PREPAROU DEZENAS DE MESTRES E DOUTORES

Com base em minha experiência bem sucedida com processos de admissão – 1º lugar nos Mestrado e Doutorado da UnB – e na trajetória de meus mentorandos, construí um programa para preparar candidatos para serem admitidos nas melhores universidades.

O Método PENCER é uma comunidade online que auxilia você no desenvolvimento de todas as habilidades necessárias para sua aprovação no Mestrado em Direito

O PENCER oferece aulas gravadas, bem como sessões online de mentoria ao vivo e você pode até me contratar para revisar seu trabalho acadêmico.

Além disso, ao fazer parte da comunidade, você poderá conversar comigo e com os demais mentorandos por meio de um grupo exclusivo no Facebook e uma comunidade do Whatsapp.

CONFIRA DEPOIMENTOS DOS NOSSOS MENTORANDOS

"O apoio do Fábio foi essencial para a minha aprovação. O processo seletivo do Doutorado é complexo e, muitas vezes, subjetivo, mas com a colaboração de uma pessoa experiente as chances aumentam. Não teria obtido êxito sem o programa de mentoring".
Gabriel Borges
Doutorando (UFMG)
"Fábio foi uma das pessoas que contribuiu solidamente para a minha aprovação ao Programa de Doutoramento da USP. Revisou meu projeto com atenção e cuidado, me fornecendo várias ideias e críticas importantes. Recomendo-o fortemente e fico feliz com a iniciativa."
Hugo Sauaia
Doutor (USP)
"O Sr. me guiou a conquistar mais uma etapa na carreira acadêmica, a aprovação no processo seletivo de doutoramento em direito. Muito obrigada!"
Suellyn Aragão
Doutoranda (UFPR)
""Não fosse a disponibilidade do Fábio em me orientar, certamente teria tido um outro resultado. Estou muito feliz e serei sempre grato!"
Júlio Melo
Mestrando (UnB)
"Sem dúvida a mentoria com o Prof. Fábio Portela, no meu projeto de pesquisa, foi essencial para minha aprovação no programa de Mestrado da UFG. Estou muito feliz com o resultado e com certeza recomendo a mentoria!"
Thalita Costa e Silva
Mestre (UFG)
"A orientação do Fábio foi fundamental para aprovação no mestrado. Agradeço pela leitura atenciosa do projeto, dicas para prova oral e até mesmo apoio emocional.".
Natália Cordeiro
Doutorando (UFMG)

E AINDA EXISTEM OS BÔNUS...

  Sessões de mentoria coletiva periódicas via Zoom;
  Meus próprios projetos de pesquisa, com os quais fui aprovado em primeiro lugar no Mestrado e no Doutorado;
  Grupo no Whatsapp para nos reunirmos e conversar sobre suas dúvidas;
  Material de todo o curso em PDF;
  Materiais extra em PDF e arquivos Word;

E A GARANTIA EXCLUSIVA... SEM PERGUNTAS!

Por ter certeza de que você vai considerar o Programa de Mentoria perfeito para auxiliar você em percorrer de modo bem sucedida sua trajetória acadêmica, estou oferecendo uma garantia incrível. Se você estiver insatisfeito com o programa em 15 dias, devolverei seu dinheiro. Sem perguntas. Basta enviar um e-mail para mim ([email protected]) ou mandar uma mensagem no Whatsapp.

Rolar para cima

Descubra seu caminho para ingressar no Mestrado em Direito

Baixe seu e-book gratuito hoje, aprenda estratégias essenciais para a aprovação e seja parte da melhor comunidade acadêmica do país!

e-book