fbpx
mentoring
mentoring

Compartilhe!

Mentoring

Os programas de pós-graduação stricto sensu abrem oportunidades profissionais e acadêmicas únicas, conferindo aos portadores dos títulos de Mestre e Doutor a credibilidade de uma qualificação intelectual ímpar.

No entanto, há grandes dificuldades a serem superadas tanto por quem pretende ingressar nos cursos de Mestrado/Doutorado quanto por quem já está cursando um programa de pós-graduação.

Estou aqui para percorrer esse caminho ao seu lado, colocando a seu serviço minha experiência e conhecimento, de modo a facilitar seu processo de desenvolvimento intelectual e acadêmico!

mentoring acadêmico proporciona a oportunidade de trabalhar individualmente comigo para desenvolver suas competências acadêmicas, ganhar sua confiança e melhorar sua performance. Trabalhar com um mentor acadêmico pode ajudar você a estudar de modo mais produtivo, desenvolvendo a capacidade de administrar melhor seu tempo, estipular metas realistas e se preparar para cada etapa de sua carreira acadêmica.

Como posso melhor ajudar você a realizar seus objetivos acadêmicos?

Mentoring Admissional para Mestrado e Doutorado em Direito

Os processos de seleção para ingresso nos programas de pós-graduação stricto sensu (Mestrado/Doutorado) exigem muito trabalho para concluir as leituras exigidas para os exames conteúdo, elaborar um projeto de pesquisa de qualidade e ser bem sucedido na entrevista (prova oral).

Alcançar o sucesso demanda habilidades específicas que facilitam bastante todo o processo. Ter apenas uma boa ideia é insuficiente para escrever um projeto de pesquisa bem sucedido. Não basta ter um bom tema; é necessário saber delimitá-lo bem, apresentá-lo de maneira convincente e construir um problema de pesquisa em torno dele, estruturado em torno de um marco teórico, de maneira metodologicamente adequada e que seja exequível ao longo do prazo do programa.

Muitos cursos de graduação não preparam os estudantes para essa tarefa, que muitas vezes parece intransponível. O que é marco teórico? Como delimitar o tema de pesquisa? Como saber se minha ideia é um ponto de partida interessante para escrever uma dissertação de mestrado ou uma tese? Como problematizar o tema escolhido?

As outras etapas do processo seletivo também demandam atenção. Como saber que livros ler para obter êxito nas provas de conteúdo do exame admissional? Como dominar tantas teorias para se preparar adequadamente para o certame? Que estratégias utilizar para se sair bem na prova oral? Como responder satisfatoriamente a questões que, à primeira vista, parecem não ter nada a ver com a seleção?

 

Por que contratar um mentor para o processo admissional de um programa de Mestrado ou Doutorado em Direito?

A proposta de mentoring para o exame admissional objetiva desenvolver as habilidades necessárias a ultrapassar cada uma das etapas do processo seletivo com sucesso, levando em conta as singularidades de cada processo seletivo, a fim de que o cliente aumente suas chances de aprovação.

O mentoring admissional visa desenvolver nos candidatos habilidades relacionadas aos seguintes pontos:

  • Como escolher o programa de pós-graduação stricto sensu adequado às pretensões acadêmicas do candidato;
  • Compreensão dos Editais de seleção e adequada preparação a todas principais etapas do processo;
  • Seleção do tema de pesquisa, com adequada justificação e delimitação;
  • Elaboração de programa de leitura de textos relevantes ao programa de pós-graduação escolhido, tanto para as provas de conteúdo quanto para a adequada redação do projeto de pesquisa;
  • Redação do projeto de pesquisa, levando em conta não apenas elementos metodológicos, mas também questões pragmáticas relativamente ao modo de apresentação do texto;
  • Seleção de bibliografia preliminar e apresentação de ferramentas para melhor planejamento e a escrita;
  • Técnicas de estudo, levando em conta técnicas para elevar sua concentração e melhorar a produtividade, reduzindo a procrastinação;
  • Compreensão pragmática das relações acadêmicas, adotando-se estratégias comportamentais para que o candidato possa melhorar suas chances de aprovação;
  • Proficiência e segurança para a prova de conteúdos, buscando sempre que possível a referência dos exames anteriores como modelo;
  • Treinamento para a prova oral, destacando questões mais usuais.

Estou completamente comprometido com o seu resultado. Farei o que estiver ao meu alcance para que você seja aprovado no exame admissional. Trabalho com pessoas capazes de se comprometer e realizar cada tarefa estipulada com vistas ao preparo para a admissão.

Metodologia de Trabalho

Por visar a adequada preparação do candidato para o processo seletivo admissional a programas de mestrado e doutorado, recomenda-se um tempo de preparo de pelo menos seis meses, especialmente para os candidatos que não têm contato recente com o meio acadêmico. Esse período é necessário para a realização de leituras necessárias ao exame, com a apreensão adequada do conteúdo.

O mentoring admissional é estruturado a partir de sessões virtuais (Zoom), realizadas quinzenalmente, com duração de aproximadamente uma hora por sessão.

Em nosso primeiro encontro, você apresentará sua meta acadêmica: discutiremos suas pretensões acadêmicas e o seu estado atual, de modo a estruturar um plano de ação para que seus objetivos sejam alcançados. Nesse encontro, são identificadas as necessidades do candidato,  a partir do programa de pós-graduação que tem intenção de cursar, seu histórico acadêmico e profissional, bem como o tema de pesquisa que pretende desenvolver.  Também serão examinadas crenças limitantes, hábitos de estudo e eventuais vícios que impedem a produtividade.

Esses pontos são melhor trabalhados nas sessões iniciais, que servem de base ao trabalho a ser desenvolvido. Após o contato inicial, formularemos uma estrutura geral dos passos indispensáveis à preparação para o exame admissional, com um planejamento claro dos recursos necessários ao seu sucesso.

Nas reuniões seguintes, estabeleceremos um plano de ação para cada etapa do exame admissional, formulando um plano de ação abrangente, desdobrado em planos  de ação semanais, com metas diárias a serem cumpridas.   Os obstáculos percebidos na execução do plano serão discutidos e enfrentados com estratégias para superá-los.

Como seu mentor, auxiliarei a manter um plano de trabalho preciso e realista para que você possa seguir todo o planejamento traçado e chegar ao exame preparado para ser aprovado!

http://pesquisajuridica-blog-br.ibrave.host/wp-content/uploads/2018/07/green-chameleon-21532.jpg

Mentoring em Pesquisa & Redação Acadêmica

Escrever com sucesso uma Dissertação de Mestrado ou uma Tese de Doutorado é um desafio enorme e, para vencê-lo com a qualidade desejada, é preciso superar grandes obstáculos.

A quantidade de leitura é bastante elevada e deve ser percorrida em um tempo relativamente curto. São muitas as disciplinas do programa, além de ser exaustiva a bibliografia necessária tanto à conclusão de cada curso quanto à própria pesquisa para elaboração da Dissertação de Mestrado ou da Tese de Doutorado.

Por essa razão, o estudante deve desenvolver estratégias de otimização de recursos para concluir com sucesso o programa acadêmico. No mentoring para condução da pesquisa de Mestrado/Doutorado, ofereço minha experiência como suporte a todo o processo, auxiliando-o com as seguintes questões, entre outras:

  • Como selecionar a melhor bibliografia disponível?
  • Como ter acesso a todos os livros e artigos necessários para a produção de um excelente trabalho de conclusão?
  • Como organizar a bibliografia, sem perder de vista a conexão entre as várias obras para a produção de uma Dissertação ou Tese relevante?
  • Que softwares podem apoiar o processo de pesquisa e redação? Como escrever um texto convincente que possa servir de apoio a futuras publicações e alavancar sua carreira acadêmica?
  • Como superar a procrastinação e desenvolver uma rotina de trabalho adequada?
  • Como lidar com o seu orientador?

mentoring acadêmico ajudará você a se tornar um melhor administrador do grande projeto que é sua Dissertação/Tese, ensinando-o a estruturar todo o processo de pesquisa e a criar planos de trabalho realistas e exequíveis. Além disso, também te auxiliarei a superar eventuais barreiras psicológicas, como procrastinação, perfeccionismo e bloqueios de escrita.

Muitas vezes, o apoio do orientador parece insuficiente para responder a todas essas questões e dar o suporte necessário para a produção de um trabalho de qualidade. Por diversas razões estruturais, acadêmicas e econômicas, os cursos de graduação não qualificam os egressos das faculdades de direito a se tornarem pesquisadores autônomos, capazes de refletir criticamente e produzir um bom trabalho acadêmico.

Além disso, muitos orientadores não têm o tempo necessário a de fato qualificar seus orientandos para a árdua tarefa de se tornar um pesquisador autossuficiente. Embora independência e pensamento crítico sejam necessários ao processo de pesquisa em nível de Mestrado e Doutorado, raramente os processos tradicionais de orientação são capazes de  desenvolver pesquisadores autônomos e aptos a concluir trabalhos acadêmicos de qualidade.

Com vistas a superar todas essas dificuldades, utilizo estratégias de coaching e mentoring, com vistas a capacitar o mestrando/doutorando a se tornar um pesquisador autônomo, apoiando-o desde o projeto de pesquisa até a defesa do trabalho em banca.

Desenvolvo estratégias para que o candidato possa descobrir, aprimorar e desenvolver recursos para melhorar qualidades que já tem como pesquisador, bem como descobrir suas deficiências a fim de superá-las. Além disso, identifico as crenças e valores preexistentes do candidato em relação ao processo de pesquisa científica, de modo a corrigir processos de autossabotagem e impulsionar sua excelência acadêmica.

As estratégias de mentoring, por sua vez, serão utilizadas de modo a aproveitar minha própria experiência como pesquisador, compartilhando-a com o fim de ensinar novas estratégias, metodologias, habilidades e tecnologias para melhor executar com sucesso as etapas da pesquisa acadêmica.

Conduzir uma Dissertação de Mestrado ou uma Tese de Doutorado é tanto um grande desafio quanto uma excelente oportunidade. Essa experiência pode ser um momento de sua vida em que você aprende a apreciar desafios e o crescimento proporcionado por eles. Por essa razão, busco impulsionar o aprendizado e o crescimento de nossos clientes, acreditando que você é capaz de concluir com sucesso sua Dissertação ou Tese e conquistar o grau acadêmico pretendido.

Metodologia de Trabalho

A proposta de mentoring para a pesquisa acadêmica e redação da dissertação e tese objetiva desenvolver as habilidades necessárias à conclusão de seu curso com a qualidade que você deseja.

mentoring acadêmico visa desenvolver nos candidatos habilidades relacionadas aos seguintes pontos:

  • Como escolher o orientador e trabalhar com ele de maneira produtiva;
  • Estratégias para selecionar e organizar a bibliografia necessária à pesquisa;
  • Determinar metas realistas de curto e longo prazo;
  • Estabelecer e cumprir planos de ação diários e semanais;
  • Identificar e lidar com crenças e comportamentos que reduzem a produtividade;
  • Técnicas de estudo, levando em conta técnicas para elevar sua concentração e melhorar a produtividade, reduzindo a procrastinação;
  • Compreensão pragmática das relações acadêmicas, adotando-se estratégias comportamentais para que o candidato possa melhorar suas chances de sucesso;
  • Superar desafios como bloqueio e escrita perfeccionista;
  • Preparar-se adequadamente para a defesa oral;

Estou completamente comprometido com o seu resultado. Farei o que estiver ao meu alcance para sua aprovação.

As sessões são  estruturadas virtualmente (Skype ou Google Hangouts) e/ou presencialmente, conforme a preferência do candidato e suas possibilidades. A periodicidade dos encontros é quinzenal, com duração de aproximadamente uma hora por sessão.

A primeira sessão, pré-contratual, destina-se a apresentar a proposta de mentoring, esclarecendo os objetivos e eventuais dúvidas. Na sessão, também são identificadas as necessidades do candidato,  a partir do programa de pós-graduação que está cursando, seu histórico acadêmico e profissional, bem como o tema de pesquisa que está desenvolvendo.  Também serão examinadas crenças limitantes, hábitos de estudo e eventuais vícios que impedem a produtividade.

Esses pontos são melhor trabalhados nas sessões iniciais, que servem de base ao trabalho a ser desenvolvido. Após o contato inicial, formularemos uma estrutura geral dos passos indispensáveis ao planejamento e execução da pesquisa e da redação de seu trabalho acadêmico.

Nas reuniões seguintes, estabeleceremos um plano de ação para cada etapa da pesquisa e redação, traçando um plano de ação abrangente, desdobrado em planos  de ação semanal, com metas diárias a serem cumpridas.  Os obstáculos percebidos na execução do plano serão discutidos e endereçados com estratégias para superá-los.

Vamos trabalhar juntos?

Faça parte de nossa comunidade Acadêmica!

Cadastre-se e receba dicas e estratégias para seu futuro acadêmico.

Faça parte de nossa comunidade Acadêmica!

Cadastre-se e receba dicas e estratégias para seu futuro acadêmico.

Mais estratégias para seu futuro acadêmico...

Scroll to Top
Rolar para cima

Descubra seu caminho para ingressar no Mestrado em Direito

Baixe seu e-book gratuito hoje, aprenda estratégias essenciais para a aprovação e seja parte da melhor comunidade acadêmica do país!

e-book