Um mentor é alguém que enxerga mais talento e capacidade dentro de você do que você mesmo.

Bob Proctor

Mestrado em Direito: E-book GRÁTIS ensina estratégias que aumentam suas chances de aprovação no processo seletivo

Inscreva-se, receba e-mails com todas as nossas novidades e um e-book com estratégias incríveis para sua aprovação no mestrado.

 

Olá! Meu nome é Fábio Portela e minha missão é dar suporte a graduados em Direito que desejam consolidar sua formação no meio acadêmico cursando o Mestrado e, mais tarde, o Doutorado.

O mestrado e o doutorado em direito estão ao seu alcance

Há muitos bacharéis recém-graduados e profissionais ja estabelecidos do meio jurídico que pretendem ampliar seu impacto no mundo jurídico por meio do reconhecimento e das oportunidades profissionais e intelectuais que os títulos de Mestre e Doutor conferem. Além disso, a pesquisa necessária à obtenção desses graus acadêmicos é uma oportunidade única de desenvolver habilidades importantes e dar uma contribuição à teoria e prática do Direito.

Contudo, há grandes obstáculos a serem superados. Profissionais do direito que estão afastados há muito tempo do universo acadêmico enfrentam muitas dificuldades em ultrapassar as barreiras para iniciar e alcançar, com sucesso, suas ambições. Mesmo recém-graduados enfrentam dificuldades, já que raramente foram preparados para as exigências da pós-graduação ao longo do curso de bacharelado.

As dificuldades começam já no processo seletivo para os cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado/Doutorado). As múltiplas etapas apresentam singularidades que precisam ser adequadamente compreendidas pelo candidato. A elaboração do projeto de pesquisa, a correta apresentação do curriculum lattes, as provas de conteúdo e a entrevista demandam atenção a inúmeros detalhes que podem aumentar ou reduzir substancialmente as chances de aprovação.

Depois de aprovado no processo seletivo, o desafio é concluir a pesquisa e a Dissertação (Mestrado) ou a Tese (Doutorado) com a qualidade desejada e no prazo institucional. Alcançar o êxito demanda capacidades de planejamento, elaboração da metodologia, pesquisa e execução, além de um domínio de ferramentas tecnológicas que podem facilitar muito todo superar cada etapa.

A fim de tornar esse processo mais fácil, decidi colocar minha experiência acadêmica a serviço de profissionais e estudantes dedicados a superarem com sucesso as dificuldades inerentes à obtenção dos título de Mestre e Doutor, desenvolvendo todo o seu potencial intelectual e realizando seus objetivos acadêmicos.

Como posso ajudar você a realizar o seu objetivo acadêmico?

Com minha experiência no meio acadêmico, desenvolvo, com técnicas de coaching e especialmente mentoring, as capacidades e habilidades necessárias ao ingresso e conclusão de programas de Mestrado/Doutorado em Direito. Basicamente, atuo em duas frentes:

# 1 Mentoring para o processo seletivo

Acompanhamento do candidato em todas as etapas do processo de ingresso em programas de pós-graduação stricto sensu, desenvolvendo  as habilidades necessárias à elaboração do projeto de pesquisa, a compreender a bibliografia necessária para ser aprovado nas provas de conteúdo e no exame oral.

# 2 Mentoring para elaboração da Dissertação/Tese

Desenvolvimento das capacidades e habilidades necessárias à realização da pesquisa. Paralelamente ao trabalho do orientador,  de maneira dedicada, a partir de reuniões periódicas, adotando estratégias de coaching e mentoring para que o aluno desenvolva a metodologia da pesquisa, descubra, organize e utilize fontes bibliográficas relevantes, e escreva sua Dissertação/Tese.

Por que estou qualificado a auxiliar você a alcançar seus objetivos?

Tenho ampla experiência com a pesquisa acadêmica. Concluí com sucesso dois Mestrados e um Doutorado, no qual fui pesquisador da Harvard Law School. Nesse processo,  publiquei um livro, capítulos de livro e artigos em importantes periódicos do país e do exterior. Por essa razão, conheço a carga de trabalho e a dedicação necessárias à realização do sonho de cursar Mestrado e Doutorado.

Em 2017, concluí também minha certificação como coach, com o intuito de me capacitar a desenvolver habilidades específicas que muitas vezes são negligenciadas no meio acadêmico – como organização, foco no resultado pretendido e sem deixar de perder sua identidade e autonomia.

Segue um pouco mais sobre minha trajetória acadêmica:

2018-07-10_11-30-20

Além disso, minha experiência nos diversos processos seletivos de programas de Mestrado/Doutorado também me habilita a auxiliar o desenvolvimento dos candidatos para participar nesses certames. Nesses processos, aprendi diversos atalhos que, se não dispensam o trabalho duro, aumentam as chances de sucesso nos exames.

Nesse sentido, fui primeiro colocado nos diversos processos de seleção de que participei para habilitação à pós-graduação:  Doutorado em Direito (2012), na linha de pesquisa “Constituição e Democracia”;  Mestrado em Direito (2005) e em Filosofia (2005), que não cursei em virtude da opção pelo Mestrado em Direito. Também fui 1º colocado no processo seletivo para o Mestrado em Filosofia (2009).

Como resultado das pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação, publiquei um livro e artigos, tanto no Brasil quanto no exterior, que já foram referidos em importantes centros internacionais:

 

2018-03-15_19-24-45

Hauke Brunkhorst

"Em um artigo publicado na Cardozo Public Law, Policy and Ethics Journal em 2014, um jovem acadêmico brasileiro, Fábio Almeida, reconstruiu o constitucionalismo moderno como uma ordem jurídica baseada na mediação entre nossa gramática moral universal com a sociedade moderna e a dinâmica revolucionária da evolução cultural.  Essa tese abre uma nova perspectiva para integrar a psicologia moral no constitucionalismo sociológico, tanto evitando a externalização luhmanniana dos indivíduos dos sistemas sociais, e resolvendo problemas da psicologia cognitiva do desenvolvimento."

Brunkhorst, Hauke. Sociological Constitucionalism: an Evolutionary Approach. In THORNHILL, Chris; BLOKKER, Paulo (eds.). Sociological Constitutionalism. Cambridge: Cambridge University Press, 2017. p. 95.

Thornhill_Christopher_small

Chris Thornhill

"Também utilizando uma abordagem evolutiva, Brunkhorst (2002, pp. 113-39) desenvolveu uma teoria do constitucionalismo nacional que interpreta normas constitucionais tanto como resultado de um processo profundo subjacente da adaptação social quanto como documentos que contém pretensões de validade normativa revolucionárias, que possuem força vinculante para a construção da legitimidade governamental. Almeida (2014) recentemente aprofundou a perspectiva evolutiva de Brunkhorst, argumentando que o constitucionalismo é uma parte fundamental de processos sociocognitivos que tornaram possível a coexistência social em sociedades pluralistas."

Thornhill, Chris. "The Sociology of Constitutions." Annual Review of Law and Social Science 13 (2017): 493-513.

Law Professor Owen Jones in his office for

Owen Jones

"Outras tendências incluem atenção crescente à seleção em múltiplos níveis (Almeida, 2014; Wax, 2004), processos coevolutivos  (Du Laing, 2011; Richerson & Boyd, 2005), e os fundamentos psicológicos da consciência, cooperação e confiança (Almeida, 2014; Du Laing, 2011; Hill & O’Hara, 2006; Kar, 2006; Parekh, 2004; Stout, 2011; Wax, 2004), dada a predisposição de pares simétricos a evoluir predisposições para a competição, agressão e similares."

Jones, Owen. Evolutionary Psychology and the Law. In Buss, David M (Ed.). The Handbook of Evolutionary Psychology. Vol. 2. 2. ed. Wiley: New Jersey, 2016. p. 1198.

Rolar para cima